ACCESS ou EXCEL eis a questão ;;;;;;

Conceitos , Fundamentos e Utilização do Access 2010

Imagem

Sem dúvidas todos sabem se não devem saber  que o Excel é o software mais utilizado pelas empresas para controles , cálculos estatísticos , financeiros , área de Logística e etc… , porém eu que sou usuário de ambos os softwares possuindo certificação Microsoft de ambos percebo que existe um pré-conceito dos usuários em utilizar o Access , este que acredito existir por falta de conhecimento técnico sobre o software.

Não é necessário conhecer  linguagens de programação , muito menos ser um especialista de banco dados para criar um sistema simples ou completo de gerenciamento de informações de um loja , escola , empresa e etc. utilizando o  Access

Por comodidade ou falta de conhecimento usuários optam por criar planilhas “gigantescas” no Excel , que sem utilização dos recursos de filtro , classificação , ou localizar fica difícil localizar , editar , uma informação  ou gerar um relatório , isto no Access seria bem mais fácil , através de consultas e relatórios que são criados automaticamente além das Macros que no Access  são criadas de uma forma muito mais simples que no Excel.

Hoje com a computação nas nuvens todo mundo quer utilizar sistemas On –Lline , o que concordo que o Access realmente não oferece estes recursos , especialistas também consideram o Access um banco de Dados inseguro , porém dependendo do tamanho da empresa e relevância dos dados  , não há necessidade do sistema ser  On-Line e as informações será que são tão confidenciais assim ?

Sou apaixonado pelo Excel , mas também pelo Access basta saber diferenciar o papel de cada um , a escolha errada na utilização de um software em uma organização gera número excessivo de funcionários , lentidão na execução de tarefas e falta de  exatidão nas informações ou seja prejuízo .

O Access também faz cálculos assim como o Excel , não cálculos avançados como ele mas operações básicas sim , e a vantagem é que o Sistema fica simples e fácil de ser utilizado por qualquer um , mesmo que não conheça o Access , no Excel não é bem assim .

Concluindo pense nisto e reflita se planilhas na sua empresa não poderiam estar dentro de um banco de Dados do Access..

Um forte abraço

 

Professor Rogério Barbosa

Anúncios

7 comentários sobre “ACCESS ou EXCEL eis a questão ;;;;;;

  1. Belo artigo! É bem por ai mesmo, o Access é um aplicativo para banco de dados, porém muitos usuários preferem usar o Excel. Por mais que o Excel seja versátil ele nunca vai substituir as funcionalidades do Access, afinal pra quê o pessoal da Microsoft faria o Access senão fosse para essa finalidade? Na minha opinião eu acho que muita gente tem medo de usar o Access, acham “difícil” de usar e de entender, envolve conceitos de banco de dados e programação em SQL (no nível mais avançado), mas nada que um bom estudo e dedicação resolva a situação.

  2. Estou aprendendo o access, achei muito mais fácil de mexer do que o excell. Quem tem dificuldades e gostaria de fazer um sistema de gerenciamento de informações, o access seria o mais indicado, por ser mais simples e por fazer também cálculos básicos.
    Até Prof. Rogerio

  3. Tenho um programa em minha loja, com + – 30 mb que tem me trazido bastante problemas.
    como trabalhamoss em rede com 5 máquinas,(a muitas entradas e deletes), no meio do dia o BD fica gordo e para de funcionar. o pior é que ninguém percebe. Parece que está tudo OK. Mas no dia seguinte. temos que pegar a papelada para fazer relançamentos.
    Gostaria de permanecer com este banco mas, acho que terei de substituir.
    Se tiver uma resposta, gostaria de receber. Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s